Verão é época de calor intenso e fortes chuvas. Por causa da grande quantidade de água que chega em um curto espaço de tempo, acontece o acúmulo nas ruas e nos perÃmetros urbanos e também o transbordamento de rios e lagos. Por isso, até o dia 31 de março, as defesas civis da região estão empenhadas na â??Operação Chuvas de Verãoâ?? colocando em prática os planos preventivos, que visa entre outras ações, antecipar os transtornos ocasionados pelas fortes chuvas deste perÃodo.
Nos últimos dias a região vem sendo atingida por chuvas fortes. Só em JundiaÃ, segundo a defesa civil, o acumulado para o mês de janeiro/2019 está em 177 mm, o que representa quase que a metade de chuva esperada para todo o mês.
Segundo o coronel João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil de JundiaÃ, a expectativa para os próximos dias é de chuvas, principalmente no perÃodo da tarde. â??Esta semana estamos no estado de observação. Isso por que o volume de chuvas está em 80 milÃmetrosâ?, destacou, observando que se a quantidade de chuva for maior é decretado o estado de atenção.
Gimenez destacou ainda que as defesas civis da região estão sempre em contato para que haja um maior monitoramento das chuvas na região. â??Inclusive conversamos fora deste perÃodo. Não temos um plano regional de prevenção, por que cada municÃpio tem um plano próprio, mas temos uma atuação de solidariedade que consistem na ajuda mutuem caso de necessidadeâ?, destacou.
Região
Em Campo Limpo Paulista as chuvas são monitoradas em tempo real pelos agentes da defesa civil e, conforme a necessidade, as equipes são deslocadas para os bairros e realizam vistorias. â??Nesse perÃodo temos um aumento pluviométrico que pode causar alagamentos, enchentes, escorregamentos e muitas quedas de árvore. Por isso, a população deve ficar atentaâ?, comenta o coordenador da Defesa Civil, Bruno Galvão, lembrando que a Defesa Civil só deve ser acionada em casos de emergência, uma vez que falsa comunicação é crime.
Várzea Paulista também possui seu plano de contingência municipal e segundo o coordenador da Defesa Civil, Cristiano Vargas, em caso de uma catástrofe é através deste plano que serão acionados os agentes que tomarão as medidas emergenciais. â??No caso da retirada de uma famÃlia ou mesmo num caso de desmoronamento o plano determina as açõesâ?, destacou, lembrando do desmoronamento de terras deixou morador da rua Ilha Bela, na Vila Real, soterrado na sexta-feira (04).
Cuidados antes
Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua famÃlia possam se alojar no caso de inundação; â?? Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido; â?? Feche as portas, janelas e o registro de entrada de água; â?? Desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos; â?? Retire todo o lixo e leve-o para áreas não sujeitas a inundações e Retire os animais de estimação de casa;
Cuidados durante
Proteja a sua vida, a de seus familiares e amigos. Evite contato com as águas de enchentes, elas estão contaminadas e podem provocar doenças; Evite voltar para casa até as águas baixarem e o caminho estar seguro. Só entre na água se for absolutamente necessário, usando botas de borracha;
Cuidados depois
veja se a sua casa não corre risco de desabar; Remova a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensÃlios. Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados; Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da enchente; Evite beber água ou comer alimentos que tiveram contato com as águas da inundação, pois eles podem estar contaminados.